BOMB@

"O Ceu é de quem o ganha,
A Terra é de quem a amanha.."

Estreia
24 Novembro 2024
Centro Cultural de Carregal do Sal
Direcao Artística: António Leal
Produção e Acolhimento: Rita e Rui Pereira
ENSEMBLE MED [medieval/mediterrâneo]
Daniela Tomaz: direção artística, flautas e adufe
Mariana Fabião: canto
Sérgio Calisto MUSIC: viola d’amore a chiavi e moraharpa
Tiago Manuel Soares: percussão tradicional portuguesa
José Alberto Gomes: composição e eletrónica em tempo real


Participação Especial:
Zés Pereiras de Oliveira do Conde


Daniel Santos: som
Rui Pereira: luz
Franco Sanguinetti / Kiwimedia: videografia
José Prata: consultoria artísticA

[PT] BOMB@ é um projeto de residência artística que explora o cruzamento da música antiga, a música de tradição oral portuguesa e a contemporaneidade da música eletrónica.
Entre o Douro e Minho e as Beiras, espreita um tambor (re) imaginado da herança de Afonso X, Giacometti, Rodney Gallop e Adufeiras de Monsanto com a eletrónica em tempo real de José Alberto Gomes.
A residência artística no Centro Cultural Carregal do Sal colocou em cena os músicos do Ensemble Med (Daniela Tomaz: flautas históricas, adufe, direção artística; Mariana Fabião: canto; Sérgio Calisto: viola d'amore a chiavi e moraharpa) juntamente com José Alberto Gomes (eletrónica em tempo real / composição) e Tiago Manuel Soares, com formação e carreira ligada à música de raíz portuguesa, coautor de um livro sobre a cultura musical dos Zés Pereiras do Entre Douro e Minho. A filmografia de Giacometti foi o pano de fundo, resultado da videografia de Franco Sanguinetti (KiwiMedia).
O resultado foi apresentado no Centro Cultural de Carregal do Sal, dia 24 de novembro 2024 e contou com a presença especial dos Zés Pereiras de Oliveira do Conde.

CONVIDADOS ESPECIAIS

TIAGO MANUEL SOARES 

[PT] 1989, Porto. Concluiu o curso de interpretação pela Academia Contemporânea do Espectáculo em 2007.
Como músico, iniciou o seu percurso em percussão tradicional galega com Maria Xosé Lopez e, ao longo dos anos, realizou masterclasses com nomes distintos do panorama internacional, destacando Yshai Afterman, Trilok Gurtu, Zohar Fresco, Mark Braafhart e Pandit Kishore Banerjee. Em 2019, termina a licenciatura pela Universidade do Minho, com Nuno Aroso.
Como formador, ministrou oficinas e aulas regulares em escolas nacionais e internacionais tais como a A.A.Chaves, Limina ou Sibelius Academy. Atualmente dá formação na escola Cardo-Amarelo, no Porto.
Conta com 29 álbuns editados. Gravou e pisou o palco com inúmeros artistas nacionais e internacionais, tendo já tocado um pouco por todo o mundo: Itália, França, Alemanha, Bélgica, Sérvia, Croácia, Luxemburgo, Polónia, Eslovénia, Espanha, África do Sul, Namíbia, Zimbabué, Ilha Reunião, Cabo-Verde, Marrocos, China, Dubai, Índia, Timor Leste e Brasil.
Como solista, estreou obras dos compositores Fernando Lapa, Ângela da Ponte, Luís Figueiredo e Filipe Fernandes, explorando o universo da música tradicional portuguesa numa vertente erudita.
Em 2023 fez a direção e composição musical do espetáculo de Teatro "Lear", encenado por Bruno Martins. Uma coprodução Teatro do Bolhão, Teatro Didascália e Teatro Dona Maria II.
Como autor, editou um livro, juntamente com Napoleão Ribeiro (apoio DGARTES), sobre a cultura musical dos Zés Pereiras entre Douro e Minho.

Para mais informações www.tiagomanuelsoares.com

JOSÉ ALBERTO GOMES

[PT] É um músico, artista sonoro e investigador. Licenciado em Composição, criou laços com as novas possibilidades tecnológicas, tendo especial interesse em procurar novas formas e novos “lugares“ musicais e sonoros. Doutorado em Computer Music, é docente na Escola das Artes da UCP, coordenador do Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes e investigador no CITAR. É co-diretor artístico do Supernova Ensemble, coletivo artístico residente na Associação Cultural Circular. Entre 2013 e 2018, foi curador da plataforma Digitópia da Casa da Música e, entre 2018 e 2019, coordenador do Serviço Educativo Braga Media Arts - cidade criativa UNESCO. Mantém uma atividade próxima com a música enquanto performer, compositor e artista sonoro, tendo apresentado e colaborado com instituições e agrupamentos como Remix Ensemble Casa da Música, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro Nacional Dona Maria II, FITEI, Journées Européennes du Patrimoine, Fundação de Serralves, Internationale Filmfestspiele Berlin, Teatro Oficina, TEP, Sonoscopia, Walk&Talk, Hong Kong New Music Ensemble, Teatro da Comuna, Centro Dramático Nacional de Madrid, Ballet Teatro, entre outros.
Apresenta-se regularmente em projetos a solo, coletivos ou em parcerias (BlacKoyote, Srosh Ensemble, Hans-Joachim Roedelius, Gustavo Costa, Ricardo Jacinto, Henrique Portovedo, Jon Rose, João Tiago Dias, Joana Gama e Luís Fernandes, Diogo Tudela), nas áreas de música e sonoplastia para peças de teatro e dança (Cáligula Murió. Yo no - Marco Paiva; Cadernos de - Raquel S; Cidade Domingo - Jacinto Lucas Pires e João Henriques; Prometeu - Marcelo LaFontana; Revoluções - Né Barros), vídeo e cinema (Chimaera 2020 - Miguel C. Tavares, O Último Banho - David Bonneville, Money Honey - Isaac Knights-Washbourn, Adagiário ou Formas de Falar com Pássaros - Alexandre Delmar), como criador de instalações sonoras (And it Keeps Going or the Never-ending song of life - i3S/Ectopia; A Perpetuação do tempo sob o presente - Journées Européennes du Patrimoine; Re-Interpretação Urbana - Fundação de Serralves; Substantive Derivative - Emiliano Zelada/Ingresso Pericoloso) e como compositor para eletrónica e ensemble instrumental (Remix Ensemble, Drumming, Nuno Aroso, João Dias, Henrique Portovedo, FactorE, Srosh Ensemble, Orquestra Estúdio, Ensemble Med).

Para mais informações www.jasg.net