1515: O RINOCERONTE DE DÜRER
Residência Artística Criação II / Capela de S. Pedro de Vir-a-Corça 2021
Ensemble Med & Convidados
Adrián Rodriguez van der Spoel: direção musical, canto & guitarra
Daniela Tomaz: flautas & direção Artística
Mariana Fabião: mezzo soprano
Manuel Vilas: harpa renascentista
Xurxo Varela: viola da gamba
Tiago Manuel Soares: percussão histórica
Convidado Especial:
José Alberto Gomes: eletrónica
1515: O Rinoceronte de Dürer
ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL (esteve em direto)
[PT] Como criação, e seguindo o repto do Município de Idanha-a-Nova, local ancestral onde coexiste tradição, inovação e contemporaneidade, o Ensemble Med propõe uma II residência artística de criação, com um novo olhar sobre a música do tempo de D. Manuel I, no ano em que se completam 500 anos sobre a sua morte (1521-2021).
“1515: O Rinoceronte de Dürer” evoca a folia histórica de um tempo marcado por uma sede de conhecimento além-fronteiras, como Índia e Brasil. A viagem do rinoceronte indiano, pensado como presente para o Papa Leão X, de Lisboa para Roma, em 1515, retratado por Albrecht Durer, é uma metáfora desta folia transnacional que queremos evocar. A residência artística de criação teve lugar de 30 Outubro a 1 de Novembro, com direção artística de Daniela Tomaz e direção musical de Adrián Rodríguez van der Spoel (Música Temprana / Países Baixos).
Pelo 2º ano consecutivo, o Ensemble Med colabora com o músico José Alberto Gomes (Sonoscopia/Digitopia/Blackoyote) que estreará uma nova obra “A los baños dellamor” inspirada na obra anónima do Cancioneiro Musical de Palácio (XV/XVI), fonte principal da música durante o reinado dos Reis Católicos. O concerto teve lugar, no âmbito de ENCONTROS / ENCUENTROS / INCONTRI MED [mediterrâneo/medieval] MONSANTO 2021, onde foi apresentado via streaming, dia 6 novembro 2021, pelas Aldeias Históricas de Portugal.
[EN] Following the challenge of the Municipality of Idanha-a-Nova, an ancestral place where tradition, innovation and contemporaneity coexist, the Ensemble Med proposes a 2nd artistic residence, with a new insight on the music of the time of King D. Manuel I of Portugal, in the year that marks 500 years since his death (1521-2021).
"1515: Dürer's Rhinoceros" evokes the historical revelry of a time marked by a thirst for knowledge beyond borders, such as India and Brazil. The journey of the Indian rhinoceros, intended as a gift for Pope Leo X, from Lisbon to Rome in 1515, portrayed by Albrecht Durer, is a metaphor of this transnational “folia” that we wish to evoke.
The artistic residency took place from 30 October to 1 November, with artistic direction by Daniela Tomaz and musical direction by Adrián Rodríguez van der Spoel (Música Temprana / The Netherlands).
For the 2nd consecutive year, Ensemble Med collaborates with the musician José Alberto Gomes (Sonoscopia / Porto / Portugal) who premiered a new work "A los baños dellamor" inspired by an anonymous piece of the Cancioneiro Musical de Palácio (XV/XVI), the main source of music during the reign of the Catholic Monarchs.
The concert took place as part of ENCONTRO / ENCUENTROS / INCONTRI MED [Mediterranean/medieval] MONSANTO 2021, where it was presented via streaming, on the 6th November 2021, by the Aldeias Históricas de Portugal / Historical Villages of Portugal.
Concerto
Residência Artística
Programa
I
“Meis ollos van per lo mare”
Anónimo, Cancioneiro Musical de Palácio ca.1480-1520
“Propiñán de Melyor”
Cancionero Musical de la Colombina (fin s. XV)
“Ninha era la infanta”
Anónimo, Cancioneiro de Lisboa (Cancioneiro Biblioteca Nacional) / Texto “Cortes de Júpiter”, Gil Vicente (1521)
“La mi sola Laureola”
Ponce, Cancioneiro Musical de Palácio fº235, baseado en "Carcel de Amor", de Diego de Pedro
“Io non compro piu speranza”
Marchetto Cara, Frottole libro primo, Petrucci, 1504
“Un Cavalier de Spagna”
F.H., Canzoni, frottole et capitoli, 1526
“Que es de ti desconsolado”
Juan del Ensina, Cancioneiro Musical de Palácio
II
José Alberto Gomes (estreia Encontros Med 2021)
“A los baños del amor” I
III
“Piva em Fá”
Dalza, 1508
“Meu naranjedo no ten fruta”
Anónimo, Cancioneiro Musical de Palácio, fº 217
“Fata la Parte”
Juan del Ensina, Cancioneiro Musical de Palácio, fº 275v-276
“A los baños dellamor”
Anónimo, Cancioneiro Musical de Palácio, fº87
IV
José Alberto Gomes (estreia Encontros Med 2021)
“A los baños del amor” II
V
“La Spagna”
Anónimo, Cancioneiro Musical de Palácio, fº223
“Por unos portos arriva”
Ribera, Cancioneiro Musical de Palácio
“L'amor dona ch'io ti porto”
Anónimo, Cancioneiro Musical de Palácio
“Passamezzo”
Arr. Adrian Rodriguez Van der Spoel
“Din di rin din”
Anónimo, Cancioneiro Musical de Palácio, fº244
Biografias
ADRIÁN RODRÍGUEZ VAN DER SPOEL | Direção musical
(ES) El polifacético músico argentino-holandés Adrián Rodríguez Van der Spoel, nació en Rosario, Argentina.Estudió dirección coral y composición en Amsterdam. Gracias a su gran versatilidad musical, se destaca como director musical, cantante, guitarrista, percusionista, compositor e investigador. Su interés principal se ha encaminado al estudio e interpretación del repertorio hispanoamericano virreinal. Su investigación sobre la múscia del Códice Trujillo del Perú en el siglo XVIII, compilado por el obispo Martínez Compañón, se materializó en el libro Bailes, Tonadas & Cachuas. También se ha especializado en polifonía renacentista y en la notación musical de ese período.
Fundó el ensamble Música Temprana, con el que se ha presentado en importantes festivales y salas de todo el mundo: Nueva York, Chicago, Buenos Aires, París, Amsterdam, y en los importantes festivales de música antigua de Utrecht, Estocolmo, Amberes y Praga. El trabajo junto a este ensamble, lo ha ubicado como uno de los intérpretes más destacado a nivel mundial del repertorio virreinal hispanoamericano, y sus discos han sido elogiados por la crítica especializada.
Es docente de Polifonía en el Conservatorio Real de La Haya. Regularmente es profesor invitado de diversos Conservatorios como los de Amsterdam, Utrecht, Tilburgo, Leipzig, y Buenos Aires. También da clases de dirección coral en el Kurt Thomas Cursus en los Países Bajos. Fue director invitado de los ensambles japoneses Anthonello y Contraponto, del Conjunto Pro Música de Rosario en Argentina y Cappella Amsterdam en los Países Bajos.
Dirigió la apertura del festival de Utrecht en 2005 con el famoso motete a 40 voces de Thomas Tallis “Spem in alium”. Colaboró con diversos ensambles de música antigua, como La Sfera Armoniosa, Holland Baroque y L’Arpeggiata. Dirigió las puestas de las óperas Dido & Aeneas y The Fairy Queen, de Purcell; Gl’Amori d’Apollo et di Daphne, de Cavalli; La liberazione di Ruggero, de Francesca Caccini; y las escenificacion de las Ensaladas de Mateo Flecha y la comedia de madrigales Il Festino de Banchieri.
JOSÉ ALBERTO GOMES | eletrónica
Nasceu no Porto em 1983. José Alberto Gomes é um músico, artista sonoro e investigador do Porto. Licenciado em Composição, criou laços muito fortes com as novas possibilidades tecnológicas e o papel da música no teatro, cinema, instalações e electrónica na improvisação, tendo especial interesse em procurar novas formas e novos “lugares“ musicais.
Doutorado em Computer Music pela Universidade Católica Portuguesa com a tese Composing with Soundscapes - Capturing and Analysing Urban Audio for a Raw Musical Interpretation, é actualmente docente na Universidade de Aberta e na Escola de Artes - UCP, nas áreas da Arte Digital, Som e Música por Computador.
Foi curador do projecto Digitópia Casa da Música de 2013 a 2018 e programador do projeto educativo Circuito - Braga Media Arts, cidade criativa da UNESCO, nos anos lectivos de 2018 a 2020.
Mantém uma actividade próxima com a música enquanto performer, compositor, maestro e artista sonoro tendo trabalhado com instituições e agrupamentos como Remix Ensemble Casa da Música, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, FITEI, Journées Européennes du Patrimoine, Fundação de Serralves, Teatro Oficina, TEP, Sonoscopia, Walk&Talk, Hong Kong New Music Ensemble, entre outros. Apresenta-se regularmente em projetos a solo, coletivos ou em parcerias (BlacKoyote, Digitópia Collective, Srosh Ensemble, Hans-Joachim Roedelius, Gustavo Costa, Ricardo Jacinto, Henrique Portovedo, Jon Rose), nas áreas de música e sonoplastia para peças de teatro, vídeo e cinema (From Peter Handke’s Essay about the Successful Day - Teatro da Comuna; Longe - FITEI/Rivoli; Cidade Domingo - Teatro Oficina/Guimarães 2012; Prometeu - Teatro de Formas Animadas; Ínsua - Ruptura Silenciosa), como criador de instalações sonoras (A Perpetuação do tempo sob o presente - Journées Européennes du Patrimoine; Re-Interpretação Urbana - Fundação de Serralves, Substantive Derivative - Emiliano Zelada/Ingresso Pericoloso) e como compositor para electrónica e ensemble instrumental, (Remix Ensemble, Drumming, Nuno Aroso, João Dias, Henrique Portovedo, FactorE, Srosh Ensemble, Orquestra Estúdio).
http://www.jasg.net