ENCONTROS
[mediterrâneo/medieval]

[PT] O ENSEMBLE MED [mediterrâneo/medieval] propõe anualmente um encontro de artistas da Bacia do Mediterrâneo, que, na zona raiana de Idanha-a-Nova, homenageiam o património musical de raiz Mediterrânica e/ou Medieval, de raiz escrita e oral, em particular com a tradição dos adufes / pandeiros / “framedrums”.

A inspiração de ENCONTROS MED [mediterrâneo/medieval] MONSANTO é o delicado ponto de contacto entre os universos da música antiga historicamente informada e a música tradicional historicamente informada, procurando a sua própria interpretação viva e atual da música de raiz medieval Europeia, realizada em torno da Ibéria e das regiões circundantes do Mar Mediterrâneo, numa abordagem multicultural e transversal.

[EN] The ENSEMBLE MED [mediterranean/medieval] annually sets up a meeting of artists from the Mediterranean Basin in Idanha-a-Nova, Portugal, an ancestral place where tradition, innovation and contemporaneity coexist, paying homage to the intangible musical heritage of its Mediterranean and/or Medieval roots, within written and oral tradition, mainly in Adufe / Framedrum playing.

The inspiration of ENCONTROS MED [Mediterranean/Medieval] is thus the delicate contact point between the universes of historically informed practice and historically informed traditional music, seeking its own interpretation of European medieval rooted music, performed around Iberia and the surrounding regions of the Mediterranean Sea, in a multicultural and transversal approach.

Aldeia de Monsanto
The Historical Village of Monsanto / Idanha-a-Nova

[PT] Monsanto é um dos lugares mais bonitos e mágicos do mundo. Vejam como foi em 2022!

[EN] Monsanto is one of the most beautiful and magical places in the word. See how it was in 2022!

[PT] O Encontro - único no País - procura ligar o património intangível de Idanha-a-Nova e Monsanto, nomeadamente com a Valorização do Adufe (pandeiro quadrangular português), instrumento tradicional de percussão, e a valorização da Tradição Oral do toque e das cantigas de adufe da região - com os seus lugares, nomeadamente o Lagar, o Posto de Turismo, a Capela de Santo Pedro de Vir-a-Corça e a Igreja Matriz de Monsanto.

[EN] The project seeks to connect the intangible heritage of Idanha-a-Nova and the historical village of Monsanto - the valorisation of the Oral Tradition of the playing and singing of adufe of the region - with its places, such as the Church of Monsanto and S. Pedro de Vir-a-Corça.

Capela de São Pedro de Vir à Corça, Monsanto

Monsanto [Aldeia Histórica de Portugal]

Inspiração
Inspiration

[PT] A inspiração de ENCONTROS MED [mediterrâneo/medieval] MONSANTO é o delicado ponto de contacto entre os universos da música antiga historicamente informada e a música tradicional historicamente informada, procurando a sua própria interpretação viva e atual da música de raiz medieval Europeia, realizada em torno da Ibéria e das regiões circundantes do Mar Mediterrâneo, numa abordagem multicultural e transversal.

[EN] The inspiration of ENCONTROS MED [Mediterranean/Medieval] is thus the delicate contact point between the universes of historically informed practice and historically informed traditional music, seeking its own interpretation of European medieval rooted music, performed around Iberia and the surrounding regions of the Mediterranean Sea, in a multicultural and transversal approach.

ENCONTROS MED 2023

ENCONTROS MED 2022

ENCONTROS MED 2021

in “Histórias da Aldeia: Entre a Noite e a Madrugada" - “1515: O Rinoceronte de Dürer”

ENCONTROS MED 2020

in “Histórias da Aldeia: Entre a Noite e a Madrugada" - “O Canto da Sibila”

ENCONTROS MED 2019

in "Histórias da Aldeia: Entre a Noite e a Madrugada" - “Cânticos da Virgem e da Terra”

ENCONTROS MED 2018

in “Histórias da Aldeia: Entre a Noite e a Madrugada" - "Diálogo Interculturas no Mediterrâneo Medieval”

Edições Passadas
Past Editions

[PT] Para Novembro de 2019, propôs-se um olhar mais atento à Península Ibérica e Italiana, com Maurício Molina (Barcelona / City University of New York), Bruno Spagna ( Itália), Isabel Martin (Espanha), Rui Silva (Portugal) e as convidadas especiais Adufeiras de Monsanto (Portugal).

Em 2020, e na sequência da pandemia global, o encontro reduziu o seu formato, adaptando ao espaço virtual. Como criação, e seguindo o repto do Município de Idanha-a-Nova, local ancestral onde coexiste tradição, inovação e contemporaneidade, o Ensemble Med propôs uma residência artística de criação com a perspética histórica interpretativa de Maurício Molina (Curso Medieval de Besalu / City University of New York) e o músico José Alberto Gomes (Sonoscopia / Porto), propondo um novo olhar sobre a obra medieval O Canto da Sibila com eletrónica em tempo real. Na formação, mantemos um olhar mais atento à Península Ibérica, com um mini curso online sobre o Adufe Medieval, orientado pelo convidado Maurício Molina, e convidando novamente a formadora da 1ª Edição Isabel Martin (Espanha), professora de pandero cuadrado de Peñaparda, instrumento “irmão” do adufe oriundo da aldeia homónima raiana, assim como Tiago Manuel Soares, em adufe e electrónica, com a apresentação em exclusivo da sua nova estreia: Ensaios Sobre Cantos IV para adufe amplificado e eletrónica, de Angela da Ponte.

Em 2021, na continuidade das atividades online, o encontro propôs a II residência artística de criação “1515: O Rinoceronte de Dürer”, propondo um novo olhar sobre a música do tempo de D. Manuel I, no ano em que se completam 500 anos sobre a sua morte (1521-2021), novamente com José Alberto Gomes, apresentando obras de cancioneiros ibéricos e italianos do séc. XV/XVI e duas obras de José Alberto Gomes (2021), escritas para o projeto, ‘A los banos del amor’I e II. Para a atividade presencial, contou com Tiago Manuel Soares (formador da 2ª Edição 2020), com uma Aula Aberta sobre Novas Abordagens ao Adufe Tradicional, e Adrián Rodríguez van der Spoel, director musical da estreia de “1515: O Rinoceronte de Dürer” e diretor artístico do ensemble de música antiga holandês “Música Temprana”, que fez uma conversa à volta do seu novo disco “Melancolía” (Setembro 2021).

[EN] For the 1st Edition, in November 2019, a closer look at the Iberian and Italian Peninsula was proposed, with Maurício Molina (Barcelona / City University of New York), Bruno Spagna ( Italy), Isabel Martin (Spain), Rui Silva (Portugal) and the special local guests “Adufeiras de Monsanto” / Idanha-a-Nova (Portugal).

In 2020, and following the global pandemic, the 2nd Edition reduced its format, adapting it to the virtual space. Following the challenge of the Municipality of Idanha-a-Nova, the Ensemble Med proposed an artistic residence with the historical interpretative insight of Maurício Molina (Medieval Course of Besalu / City University of New York) and the contemporary approach of musician José Alberto Gomes (Sonoscopia / Porto), proposing a new look on the medieval work “The Song of the Sibyl” with real-time electronics. In the workshops, we continued the focus on the Iberian Peninsula, with an online mini course on Medieval Adufe, by guest lecturer and artistic director Phd. Maurício Molina. Other workshops on framedrums were taught, e.g. Isabel Martin (Spain), with pandero cuadrado de Peñaparda, "brother" instrument of the adufe, as well as Tiago Manuel Soares, in adufe and electronics, with the exclusive presentation of his new debut: “Ensaios Sobre Cantos IV” for amplified adufe and electronics, by Portuguese composer Angela da Ponte.

In 2021, unfortunately within the pandemic, the online activities we kept, and the meeting proposed its II artistic residence "1515: Dürer's Rhinoceros", proposing a new look at the music of the time of Portuguese King D. Manuel I, in the year in which the 500th anniversary of his death is celebrated (1521-2021), again with musician José Alberto Gomes, presenting works from Iberian and Italian songbooks of the 15th / 16th century and two works by José Alberto Gomes (2021), written for the project, 'A los banos del amor'I and II. For the activity physically held in Monsanto village, we invited again Tiago Manuel Soares with an Open Class about New Approaches to Traditional Adufe, and Adrián Rodríguez van der Spoel, musical director of the premiere of "1515: Dürer's Rhinoceros" and artistic director of the Dutch early music ensemble "Música Temprana", who gave a lecture about his new album "Melancolía" (September 2021).