ENCONTROS MED
[mediterrâneo/medieval]
Monsanto, Idanha-a-Nova 2023
[mediterrâneo/medieval]
Monsanto, Idanha-a-Nova 2023
8 - 10 DEZEMBRO [5ª edição]
oficinas, concertos, palestra, apresentações públicas
oficinas, concertos, palestra, apresentações públicas
[PT] O ENSEMBLE MED [mediterrâneo/medieval] propõe anualmente um encontro de artistas da Bacia do Mediterrâneo, que na zona raiana de Idanha-a-Nova, homenageiam o património musical de raiz Mediterrânica e/ou Medieval, de raiz escrita e oral, em particular com a tradição dos adufes / pandeiros / “framedrums”. ENCONTROS MED 2023 propõe um mini curso de adufe/framedrums, de 8 a 10 dezembro 2023, na Aldeia Histórica de Monsanto, com aulas, apresentações públicas e 1 palestra, colocando o Adufe no centro da mediação entre artistas/formadores convidados, participantes e comunidade local de Monsanto.
Na formação, convidamos as Adufeiras de Monsanto, grupo icónico das cantigas de adufe da região da Beira Baixa e Idanha-a-Nova, que serão acompanhadas por Rui Silva, arauto da investigação artística sobre o adufe tradicional e moderno em Portugal; o medievalista Maurício Molina (Barcelona / City University of New York), que neste ano propõe o repertório de cânticos de adufe da Antiguidade Clássica e finalmente Murat Coskun (Tamburi Mundi Frame Drum Academy), com a perspetiva do Mediterrâneo em " Origens dos Ritmos do Mediterrâneo”.
Os Encontros Med tem o apoio da Direção Geral das Artes e estão integrados no programa Idanha-a-1000, um projeto coordenado pela Filarmónica Idanhense com co-organização do Município de Idanha-a-Nova, sendo apoiado pela União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha e pelo Turismo de Portugal.
Contará com a estreia da Residência Artística ADUFEIR@_Ensemble Med, Amélia Fonseca & José Alberto Gomes, um projeto que explora o cruzamento da música de tradição oral de Monsanto e a contemporaneidade da música eletrónica de José Alberto Gomes, apoiada pelo European Festivals Fund for Emerging Artists – EFFEA, uma iniciativa da European Festivals Association (EFA), cofinanciada pela União Europeia.
[EN] The ENSEMBLE MED [mediterranean/medieval] annually sets up a meeting of artists from the Mediterranean Basin in Idanha-a-Nova, Portugal, an ancestral place where tradition, innovation and contemporaneity coexist, paying homage to the intangible musical heritage of its Mediterranean and/or Medieval roots, within written and oral tradition, mainly in Adufe / Framedrum playing.
ENCONTROS MED MONSANTO 2023 will take place from 8th to 10 December in the Historical Village of Monsanto, with classes, public performances and lectures, placing Adufe at the center of the mediation between invited artists, participants and the local community of Monsanto.
For the training course, we have invited the Adufeiras de Monsanto, an iconic group of adufe songs from the Beira Baixa and Idanha-a-Nova regions, who will be accompanied by Rui Silva, a herald of artistic research into traditional and modern adufe in Portugal; the medievalist Mauricio Molina (Barcelona / City University of New York), who this year proposes a Chants and Frame Drums from the Ancient World and finally Murat Coskun (Tamburi Mundi Frame Drum Academy), with a Mediterranean perspective in "Origins of Mediterranean Rhythms".
Encontros Med is supported by the Directorate General for the Arts and is part of the Idanha-a-1000 programme, a project coordinated by the Filarmónica Idanhense and co-organised by the Municipality of Idanha-a-Nova, supported by the Monsanto and Idanha-a-Velha Parish Council and Turismo de Portugal.
The ADUFEIR@_Ensemble Med, Amélia Fonseca & José Alberto Gomes residency explores the oral tradition of Monsanto village, through the live memory of Adufeira D. Amélia Fonseca, with the contemporary creation of José Alberto Gomes (live electronics) and is supported by the European Festivals Fund for Emerging Artists – EFFEA, an initiative of the European Festivals Association (EFA), co-funded by the European Union.
30€ | (gratuito para residentes Idanha-a-Nova / free entrance for Idanha-a-Nova residents)
Prazo Inscrição / Application deadline: 01.12.2023
Língua de trabalho [working language]: PT/EN
+Info
ensemblemedmusic@gmail.com
https://ensemblemed.pt/encontrosmed/
PROGRAMA
PROGRAMME
I | Cancioneiro de Monsanto: Adufeiras de Monsanto
Em Idanha-a-Nova, o ponto de partida é a Tradição Oral do toque e das cantigas de adufe da região de Idanha-a-Nova. As Adufeiras de Monsanto são um dos grupos mais representativos desta tradição, abordando o Cancioneiro de tradição oral da aldeia histórica de Monsanto. É antecedido por uma aula técnica de adufe c/ Rui Silva, por forma a dar as ferramentas básicas necessárias a cada participante para poder abordar os princípios básicos da sua execução.
II | Ritmos do Mediterrâneo: Murat Coskun
O mundo rítmico do Mediterrâneo está cheio de contrastes e sobreposições. Numa viagem ficcional ao mundo dos “framedrums”/pandeiros, combinamos alguns ritmos do Mediterrâneo oriental (zona cultural greco-turca e árabe) com o fascinante mundo dos tambores e ritmos do Magrebe. Oficina que recorre ao auxílio de passos de dança e melodias vocais.
III | Cânticos e adufes da Antiguidade (Mesopotâmia, Grécia): reconstruindo a música do Mediterrâneo antigo: Maurício Molina
Este curso envolverá a reconstrução de antigas canções mediterrâneas-orientais com o acompanhamento de adufes e tamborins. Serão analisadas técnicas e ritmos apropriados à música da época e serão estudadas reconstruções de canções antigas relacionadas com os cultos da Antiguidade.
DIA A DIA
DAY BY DAY
8 dezembro [december] 2023
Posto de Turismo de Monsanto
15:00-16:00:
Programa European Festivals Fund for Emerging Artists - EFFEA
c/ Daina Zalane (Letónia / Valmiermuižas etnomūzikas festivālā), Murat Coskun (Alemanha / Tamburi Mundi) e Daniela Tomaz (Portugal / Encontros Med)
16:30-18:30:
Ritmos do Mediterrâneo, c/ Murat Coskun
19:00:
Drum Circle Formadores
9 dezembro [december] 2023
Posto de Turismo de Monsanto
09:00-10:00:
Técnicas de Adufe Tradicional, c/ Rui Silva
10:00-11:30:
Cancioneiro de Monsanto c/ Amélia Fonseca (Adufeiras de Monsanto)
11:30-13:30:
Cânticos e adufes da Antiguidade (Mesopotâmia e Grécia): Reconstruindo a música do Mediterrâneo antigo c/ Dr. Maurício Molina e Joana Godinho
15:00-17:00:
Ritmos do Mediterrâneo c/ Murat Coskun
18:00-19:00:
Palestra Pandeiros e Adufes no Antigo Médio Oriente e Mediterrâneo c/ Dr. Mauricio Molina (City University of New York)
Igreja Matriz de Monsanto
21:00
ADUFEIR@_Ensemble Med, Amélia Fonseca & José Alberto Gomes
Estreia Residência Artística
DANIELA TOMAZ: direção artística, flautas e adufe
MARIANA FABIÃO: canto e adufe
SÉRGIO CALISTO: viola d’amore a chiavi
AMÉLIA FONSECA (Adufeiras de Monsanto): canto e adufe
JOSÉ ALBERTO GOMES: eletrónica em tempo real
10 dezembro [december] 2023
Posto de Turismo de Monsanto
09:00-10:00:
Adufe Tradicional, c/ Rui Silva
10:00 – 11:30:
Cancioneiro de Monsanto c/ Amélia Fonseca (Adufeiras de Monsanto)
11:30-13:30:
Cânticos e adufes da Antiguidade (Mesopotâmia e Grécia): Reconstruindo a música do Mediterrâneo antigo c/ Dr. Maurício Molina e Joana Godinho
Capela de S. Pedro de Vir a Corça
16:00:
Apresentação Pública Professores & Participantes
*poderá ocorrer alteração de local / changing place might occur
BIOGRAFIAS
BIOGRAPHIES
BIOGRAPHIES
AMÉLIA FONSECA
(Adufeiras de Monsanto)
[PT] A convite da etnomusicóloga Dr.ª Salwa Castelo Branco, Amélia Fonseca e Laura Pedro fundam as Adufeiras de Monsanto em 1997, que se estreiam nos palcos com o espetáculo “Raízes Rurais, Paixões Urbanas” de Ricardo Pais, no Teatro Nacional S. João, do Porto, na Grande Salle da Cité de la Musique, em Paris (França) e no Teatro Nacional da Trindade, em Lisboa, que marca o início de uma carreira com mais de 15 anos de existência. O ensemble tem a sua génese no trabalho da etnomusicóloga Dr.ª Salwa Castelo Branco com o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Monsanto. As Adufeiras de Monsanto são um dos mais aclamados, reconhecidos e representativos grupos de uma Tradição Oral que tem passado de mães para filhas, de geração após geração, tendo como objectivo, preservar e divulgar o riquíssimo património tradicional de Monsanto, através dos seus trajes, cantares e toques do típico Adufe, contribuindo decisivamente, para a sua divulgação e preservação em Portugal e no mundo.
São já muitas as participações em festivais, CDs, concertos, colaborações com outros artistas, participações em peças de teatro, programas de televisão, etc. de onde se podem destacar: o XII Festival Internacional de Folclore da Jugoslávia (1977, Zagreb); o espectáculo “Aduf” de José Salgueiro na EXPO 98 LISBOA, com espectáculos em Portugal e estrangeiro (Hannover EXPO 2000, Alemanha, e Tilburg, Holanda.); a participação no VII Festival de Cultura Portuguesa e no Festival Internacional das Mulheres (Hamburgo, 1999 com o duo Maria João e Mário Laginha; com quem também colaboraram no CD “Chorinho Feliz” juntamente com Gilberto Gil e Lenine (2000). Colaboraram ainda com a Orquestra de José Marinho “Nova Harmonia” (2001), Sete Lágrimas, Lula Pena, Adiafa, Ronda dos Quatro Caminhos, entre muitos outros. Estiveram também nos Estados Unidos da América como convidadas de honra das Comemorações do DIA DE PORTUGAL (10 de Junho de 2018), em NEWARK (Nova Jérsia); tendo tocado ainda na sede das Nações Unidas em Nova Iorque.
Pelo segundo ano consecutivo são as convidadas de honra e anfitriãs do “ENCONTROS MED [mediterrâneo/medieval] MONSANTO (2018 e 2019), que se realizou na sua aldeia e que na primeira edição juntou mais de 40 participantes de vários países. Têm dois CDs publicados, dedicados ao cancioneiro monsantino: “Trajes, cantares e tocares de Monsanto” e “Monsanto, Memória e Tradição” (2010), com 37 temas da Etnografia Monsantina (com reedição alargada, em 2001) São membros da Organización Internacional del Art Popular (IOV-UNESCO), desde 1997. Colaboraram em vários programas de Rádio e da RTP1, RTP2, RTP Internacional, SIC , TVI , TV GALIZA, TV da Alemanha, Espanha, Canadá, Japão e Coreia do Sul. Em 2020-2022 regressam aos inícios da sua fundação, com a participação no elenco da encenação de “talvez…Monsanto”, um espectáculo de Ricardo Pais,, estreando no Teatro Nacional São João – Porto, em Dezembro de 2020 com reposição de 16 a 25 de Setembro de 2022.
MAURÍCIO MOLINA
[PT] Mauricio Molina é um musicólogo histórico e intérprete de música medieval dedicado ao estudo, reconstrução e execução de música composta durante a Alta Idade Média (1100-1300). É também um professor, escritor e investigador reconhecido e premiado nos campos da música medieval, e da arte e cultura medieval. É o diretor do MMB-Universidade de Lérida, Espanha "Programa Especialista em Pesquisa e Performance de Música Medieval" e do Curso Internacional de Performance de Música Medieval de Besalú (presencial e online). Mauricio é também professor de história, religião e arte e cultura medieval no Institute for American Universities - The American College of the Mediterranean, o Programa Pepperdine University/Capa Barcelona, e o Programa IES Abroad Barcelona. É membro do Grupo Consolidado de Investigação de Estudos Medievais da Universidade de Lérida. Mauricio publicou numerosos artigos em revistas académicas e antologias especializadas e é autor de "Frame Drums in the Medieval Iberian Peninsula" (Reichenberger 2010), um livro que recebeu o Prémio Nicholas Besseraboff da American Musical Instrument Society como o mais distinto trabalho em organologia de 2010. O seu próximo livro La canción monofónica secular y religiosa en el Occidente medieval (850-1200) será publicado por Dairea Ediciones em 2024. Mauricio é também o director ensemble de música medieval Magister Petrus.
[EN] Mauricio Molina is a historical musicologist and medieval music performer dedicated to the study, reconstruction, and performance of music composed during the High Middle Ages (1100-1300). He is also an established and award-winning professor, writer, and researcher in the fields of medieval music, and medieval art and culture. He is the director of the MMB-University of Lleida “Specialist Program in Medieval Music Research and Performance” and of the International Course on Medieval Music Performance of Besalú (onsite and online). Mauricio is also professor of history, religion, and medieval art and culture at the Institute for American Universities - The American College of the Mediterranean, the Pepperdine University/Capa Barcelona Program, and the IES Abroad Barcelona Program. He is a member of the Consolidated Medieval Studies Research Group of the University of Lleida. Mauricio has published numerous articles in scholarly journals and specialized anthologies and is the author of “Frame Drums in the Medieval Iberian Peninsula” (Reichenberger 2010), a book that received the Nicholas Besseraboff Prize of the American Musical Instrument Society as the most distinguished book-length work on organology of 2010. His upcoming book La canción monofónica secular y religiosa en el Occidente medieval (850-1200) will be published by Dairea Ediciones in 2024. Mauricio is also the director of the medieval music ensembles Magister Petrus.
JOANA GODINHO
[PT] Estudou Canto na Academia de Música Eborense, com a professora Joana Levy, tendo também trabalhado com Maria Repas Gonçalves; em simultâneo fez o curso de Violoncelo na Escola Profissional de Música de Évora onde foi aluna de Ana Paula Góis e Viktoria Chichikova. Fez o exame de Ensemble Advanced pela ABRSM (Associate Board of The Royal School Of Music), tendo obtido as mais altas referências e classificação como intérprete de música de Câmara. É licenciada e profissionalizada em canto e classe de conjunto pela Universidade de Évora onde estudou sob a orientação da professora Liliane Bizineche. Frequentou cursos de aperfeiçoamento e Masterclasses de canto e coro em Espanha, Portugal, Itália e Inglaterra. Apresenta-se regularmente em concertos por todo o país, tendo também atuado em Espanha, Itália, Malta, Inglaterra e Geórgia. Interpretou o papel de Bastien, na ópera "Bastien und Bastienne" de Mozart sob a direção do maestro Max Rabinovitch, e o papel de Dido na ópera “Dido and Aeneas” de Purcell, dirigido pelo maestro Adrian Van Der Spoel. Integra o projeto de música medieval “Rota do Peregrino”, sob direção artística de Mauricio Molina. Tem uma longa experiência em pedagogia do canto, orienta e dirige regularmente workshops e masterclasses de técnica e saúde vocal e projetos artístico-pedagógicos para crianças, jovens e adultos, onde desenvolve projetos em parceria com outras instituições no âmbito da inclusão social pelas artes. Exerce funções como docente de canto e classe de conjunto no Conservatório Regional de Évora - Eborae Musica, na Academia de Música de Elvas, na Escola Artistas de Minerva em Loulé e no Seminário-Maior de Évora. Enquanto membro diretivo da Associação Bolsa D’Originais, acumula ainda funções de direção artística e de produção, das atividades desenvolvidas pela instituição.
[EN] Studied singing at the Academia de Música Eborense, with Joana Levy, and also worked with Maria Repas Gonçalves; at the same time she studied cello at the Escola Profissional de Música de Évora, where she studied with Ana Paula Góis and Viktoria Chichikova. She took the Advanced Ensemble exam at the ABRSM (Associate Board of The Royal School Of Music), obtaining the highest marks and classification as a chamber music performer. She has a degree and professional qualification in singing and ensemble class from the University of Évora, where she studied under Professor Liliane Bizineche. She has attended singing and choir masterclasses in Spain, Portugal, Italy and England. She regularly performs in concerts all over Portugal and has also performed in Spain, Italy, Malta, England and Georgia. He performed the role of Bastien in Mozart's opera "Bastien und Bastienne" under the direction of conductor Max Rabinovitch, and the role of Dido in Purcell's opera "Dido and Aeneas", conducted by conductor Adrian Van Der Spoel. She is a member of the medieval music project "Pilgrim's Route", under the artistic direction of Mauricio Molina. She has extensive experience in singing pedagogy, regularly organising and directing workshops and masterclasses in vocal technique and health and artistic-pedagogical projects for children, young people and adults, where she develops projects in partnership with other institutions in the field of social inclusion through the arts. She teaches singing and ensemble classes at the Conservatório Regional de Évora - Eborae Musica, the Academia de Música de Elvas, the Escola Artistas de Minerva in Loulé and the Seminário-Maior de Évora. As a board member of the Bolsa D'Originais Association, he also fulfils the roles of artistic director and producer of the activities developed by the institution.
MURAT COŞKUN
[PT] Com base nos seus estudos em estudos orientais e etnologia musical, Murat Coşkun faz a mediação entre os mundos musicais do Oriente e do Ocidente, com um vasto repertório musical de diferentes culturas e estilos musicais. Desde 2015, dirige o departamento de percussão na área das músicas do mundo, na Popakademie Baden-Württemberg, em Mannheim, onde também ensina bateria de quadros como tema principal. Desde janeiro de 2018 dirige o curso de framedrums / pandeiros que criou na Tamburi Mundi Frame Drum Academy. Como professor procurado de percussão oriental e framedrums, ensinou o seu próprio método de ensino em muitas universidades e instituições internacionais, incluindo Suíça, Espanha, Áustria, Itália, Rússia, Turquia, Irão, EUA, Taiwan, Japão). Desenvolveu as suas próprias técnicas de tocar e esteve também envolvido no desenvolvimento de novos "framedrums" Schlagwerk Percussion, Anklang Musikwelt, Jacek Drums e Hedwitschak Drums, entre outros. É o fundador e diretor artístico do festival mais importante do mundo de "framedrum" / pandeiros, Tamburi Mundi em Friburgo. Em 2008, organizou o primeiro festival internacional de percussão na história do Irão. Foi diretor artístico em Omã na Royal Opera House Muscat e no Festspielhaus St. Pölten, entre outros. Tem vindo a produzir e a acolher o Tamburi Monday-Frame Drum Channel desde 2021. Desde 2009 é presidente do Tamburi Mundi Freiburg e.V. Murat Coşkun é membro do PC desde 1998.
[EN] Based on his studies in oriental studies and music ethnology, the internationally renowned percussionist Murat Coşkun mediates between the musical worlds of the Orient and Occident, draws from a large musical repertoire of different cultures and is involved in many styles such as world music, classical music, early music, jazz and new music. Since 2015, Murat Coşkun has headed the world percussion department of the Popakademie Baden-Württemberg in Mannheim, where he also teaches frame drums as a main subject. Since January 2018 he has been leading the 4-year frame drum course he created at the Tamburi Mundi Frame Drum Academy. He has been leading the "Online Frame Drum Academy" since 2021. As a sought-after lecturer for oriental percussion and frame drums, he taught his own teaching method in many international universities and institutions including Switzerland, Spain, Austria, Italy, Russia, Turkey, Iran, USA, Taiwan, Japan). He is the author of various frame drum instruction videos (e.g. DVD Finger Dance and online school "My world of Frame Drums"). He developed his own playing techniques and was also involved in developing new frame drums at Schlagwerk Percussion, Anklang Musikwelt, Jacek Drums and Hedwitschak Drums, among others. His concert activities have taken him through all of Western and Eastern Europe, to Mongolia, USA, Vietnam, Cambodia, Indonesia, Laos, Korea, Morocco, Algeria, Tunisia, Turkey, Iran, Iraq and Israel. Murat Coşkun is the founder and artistic director of the world's most important festival for frame drums and percussion Tamburi Mundi in Freiburg. In 2008 he organized the first international percussion festival in the history of Iran. He was engaged as artistic director in Oman at the Royal Opera House Muscat and at the Festspielhaus St. Pölten, among others, where he also worked as "Artist in Residence" in 2012. He has been producing and hosting the Tamburi Monday-Frame Drum Channel since 2021. Since 2009 he has been chairman of the Tamburi Mundi Freiburg e.V. Murat Coşkun has been a PC member since 1998.
RUI SILVA
[PT] 1984, Coimbra. Artesão de adufes, músico e professor de percussão. Estudou percussão erudita na Escola Profissional de Música de Espinho (2002-2005) e na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo no Porto (2005- 2009). Especializou-se em Percussão Histórica com Pedro Estevan, no Master en Interpretación de Música Antigua – Percusion Histórica na ESMUC/UAB (Barcelona, 2012).
Criou “Aduf&lectrónica“ (estreado em Abril, 2019) com o compositor Bruno Gabirro. Trata-se de um dueto que explora o diálogo entre o adufe e a electrónica em tempo real, com especial ênfase na nova linguagem técnica, sonora e musical doadufe. Lançaram o seu CD de estreia, em Monsanto (Maio, 2023), em parceria com MisoMusic Portugal. É músico convidado da Orquestra Barroca da Casa da Música (timbales barrocos e percussão histórica), da Capella Sanctae Crucis, Nouvelles Musiques Anciennes du Portugal (2013-), dirigido por Tiago Simas Freire e da Orquestra Barroca D´Aquém Mar (Lagoa, Algarve).
Nos últimos 13 anos tem desenvolvido um trabalho pioneiro sobre o adufe, instrumento de percussão tradicional portuguesa. Abrangendo áreas tão distintas como: a investigação académica, o intenso trabalho de campo no contexto tradicional, as comunicações e publicações, a construção do instrumento e a sua evolução, a pedagogia, a formação (presencial e online, nacional e internacional), a exploração de novas técnicas performativas e contextos artísticos, a direcção artística e co-criação de eventos dedicados ao adufe (Encontros Med 2018, 2019; Festa do Adufe 2023), entre outros. Publicou “Método de Adufe”: I Parte (Outubro 2022), II Parte (Maio, 2023) e a III (em elaboração). Vive nas Lajes do Pico, nas ilhas portuguesas dos Açores.
[EN] 1984, Coimbra. Craftsman of adufes, musician and percussion teacher. He studied classical percussion at the Escola Profissional de Música de Espinho (2002-2005) and at the Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo in Porto (2005-2009). He specialised in Historical Percussion with Pedro Estevan, in the Master in Interpretation of Early Music - Historical Percussion at ESMUC/UAB (Barcelona, 2012).
He created "Aduf&lectrónica" (premiered in April 2019) with composer Bruno Gabirro. This is a duet that explores the dialogue between the adufe and electronics in real time, with special emphasis on the new technical, sonic and musical language of the adufe. They released their debut CD in Monsanto (May 2023), in partnership with MisoMusic Portugal.
He is a guest musician with the Casa da Música Baroque Orchestra (baroque timpani and historical percussion), Capella Sanctae Crucis, Nouvelles Musiques Anciennes du Portugal (2013-), directed by Tiago Simas Freire, and Orquestra Barroca D'Aquém Mar (Lagoa, Algarve).
For the last 13 years he has been developing pioneering work on the adufe, a traditional Portuguese percussion instrument. Covering areas as diverse as: academic research, intense fieldwork in the traditional context, communications and publications, the construction of the instrument and its evolution, pedagogy, training (in person and online, national and international), exploration of new performance techniques and artistic contexts, artistic direction and co-creation of events dedicated to the adufe (Encontros Med 2018, 2019; Festa do Adufe 2023), among others. He has published "Adufe Method": Part I (October 2022), Part II (May 2023) and Part III (in preparation). He lives in Lajes do Pico, on the Portuguese islands of the Azores.
Ficha técnica e artística:
Direção Artística:
Daniela Tomaz [Ensemble Med]
Design Gráfico:
José Pereira [Rapaz Carvão]
Comunicação:
Mayra Paolinelli
Multimedia:
Abel Chaves
Fotografia:
Valter Vinagre
Organização:
O Corvo e a Raposa
Município de Idanha-a-Nova / Centro Cultural Raiano / Idanha City Of Music
Apoios:
Idanha-a-1000 / Visit Portugal
República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes
European Festivals Fund for Emerging Artists - EFFEA / European Festivals Association (EFA) / União Europeia
União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha
Apoio Media:
Antena2
Arte das Musas
Filarmónica Idanhense