ENCONTROS MED
[mediterrâneo/medieval]
Monsanto, Idanha-a-Nova 2020

04 A 07 NOVEMBRO 2020 [2ª edição]

Para Novembro de 2020, e na sequência da pandemia global, o encontro reduz o seu formato, adaptando ao espaço virtual, propondo uma residência artística, um minicurso e 3 aulas abertas, todas em formato virtual.

Como criação, e seguindo o repto do Município de Idanha-a-Nova, local ancestral onde coexiste tradição, inovação e contemporaneidade, o Ensemble Med propõe uma residência artística de criação com a perspética histórica interpretativa de Maurício Molina (Curso Medieval de Besalu / City University of New York) e o músico José Alberto Gomes (Sonoscopia / Porto), propondo um novo olhar sobre a obra medieval O Canto da Sibila.

Para mais informação, ver O Canto da Sibila.

 

Na formação, mantemos um olhar mais atento à Península Ibérica, com o medievalista Maurício Molina (Barcelona / City University of New York), que este ano propõe um mini curso online sobre o Adufe, na sua perspetiva medieval e convidando novamente a formadora da 1ª Edição Isabel Martin (Espanha), professora de pandero cuadrado de Peñaparda, instrumento “irmão” do adufe oriundo da aldeia homónima raiana, assim como Tiago Manuel Soares, em adufe e electrónica, com a apresentação em exclusivo da sua nova estreia: Ensaios Sobre Cantos IV para adufe amplificado e eletrónica, de Angela da Ponte.

PROGRAMA

7 de Novembro (sábado)
em formato streaming via facebook Aldeias Histórica


10h00 - 11h00: Aula c/ Dr. Maurício Molina: O Adufe na Idade Média in Lagar de Monsanto
11h30 - 12h30: Aula c/ Tiago Manuel Soares: Ensaios Sobre Cantos IV” para adufe amplificado e eletrónica
16h00-17h00: Aula c/ Isabel Martin: Pandero cuadrado de Peñaparda


21:30
O Canto da Sibila
Igreja Matriz de Monsanto

Ensemble Med & Convidados
Daniela Tomaz: direção artística, flautas & adufe
Maurício Molina: direção musical/investigação e percussão histórica
Mariana Fabião: voz
Carme Juncadella: organetto
José Alberto Gomes: eletrónica

CURSO “Como esquinado Adufe”

4 - 7 de novembro 2020
minicurso online sobre técnica e interpretação do adufe medieval
Dr. Maurício Molina


Os alunos terão acesso a
:
a) vídeo de 10-15 minutos com um tutorial sobre os golpes básicos do adufe medieval
b) vídeo de 10 minutos onde se explicará como cantar una canção medieval acompanhada de adufe; (Quantas sabedes amar amigo de Martin Codax);
c) sessão prática para por em prática a canção do curso, prestando atenção a todos os detalhes interpretativos do estilo medieval; (6 Novembro, 18:00, via plataforma digital)
d) conversa sobre o uso do adufe na Idade Média (7 novembro, 10:00, via streaming)

* A sessão síncrona de dia 6 de novembro poderá ser presencial, até um máximo de 5 participantes.
preço: 25,00€ / mediante transferência bancária
Envio material via e-mail: 4 Novembro 2020

FORMADORES

Mauricio-Molina

MAURICIO MOLINA | direção curso e palestra "O Adufe na Idade Média"
7 novembro / 10h00 - 11h00

[ES] Mauricio Molina es un musicólogo e intérprete de música medieval dedicado a la reconstrucción y la interpretación de la canción y la música instrumental compuesta entre el 900 y el 1300.
Es graduado del master de interpretación de música Antigua del Mannes College of Music (New York) y del doctorado de musicología histórica del City University of New York Graduate Center. Mauricio es fundador, director y profesor del Curso Internacional de Interpretación de música medieval de Besalú (MMB) y es profesor de antropología musical, arte medieval (cristiano e islámico) y religiones abrahámicas en el Institute for American Universities – American College of the Mediterranean y en el American university consortium IES Abroad Barcelona.

Mauricio es también miembro del Grupo Consolidado de Investigación de Estudios Medievales de la Universidad de Lleida y del grupo de investigación Música y Mujeres: Estudios de género (Sociedad Española de Musicología). Mauricio es autor de varios artículos científicos sobre música medieval y su interpretación y sobre organología, iconografía musical y estudios de género. En el 2010 publicó Frame Drum in the Medieval Iberian Peninsula (Reichenberger) libro recibió el premio Nicholas Besseraboff de la American Musical Instrument Society como la obra de organología más distinguida del 2010. Sus próximos libros “La canción monódica en el occidente medieval (850-1200)” y “Medieval Song and its Performance” serán publicados por ediciones Dairea (2021) y Routledge. Como intérprete, Mauricio es director de los conjuntos de música medieval Magister Petrus, Ars memoriae y director artístico en Na Rota do Peregrino.

Tiago-Soares

TIAGO MANUEL SOARES | Ensaios Sobre Cantos IV” para adufe amplificado e eletrónica (Portugal)
7 novembro / 11h30 - 12h30

Nascido em 1989, no Porto. Concluiu o curso de interpretação pela ACE (Academia Contemporânea do Espectáculo) em 2007 e, no âmbito da formação, participou em diversos workshops e espectáculos. Iniciou a sua formação, como músico, em 2003, num curso de percussão tradicional galega com Maria Xosé Lopez Vilar e, em 2019, finalizou a licenciatura em percussão clássica, na Universidade do Minho, com Nuno Aroso.

Realizou diversas masterclasses com grandes nomes do panorama internacional tal como Trilok Gurtu, Yshai Afterman, Pandit Kishore Banerjee, Filippo Latanzi, Mark Braafhart, entre outros. A sua principal motivação musical reside nos ritmos e nos instrumentos populares portugueses. Fascinado por essa riqueza do património imaterial português, dá igual importância tanto a esse legado popular assim como à construção de novas formas artísticas.

O estudo na vertente erudita e o conhecimento de diferentes culturas do mundo ajudou-o a abrir novos horizontes e possibilidades. Resultado dessa simbiose entre os diferentes universos, estreou, em recital, quatro peças (dos compositores Fernando Lapa e Ângela da Ponte), interpretando obras escritas propositadamente para si e fortemente inspiradas no cancioneiro português; umas dessas obras, "Ensaio sobre Cantos IV", de Ângela da Ponte, foi uma das duas primeiras peças para adufe e eletrónica a serem criadas. Como formador, lecionou percussão tradicional galaico-portuguesa em diversos locais do país como Penafiel, Viseu e Porto, e lecionou no 1o Curso oficial (via profissionalizante) de Percussão Tradicional Portuguesa na Academia de Artes de Chaves. De momento encontra-se a lecionar na escola Cardo-Amarelo e na Academia Clamat, liderada por Nuno Aroso.

Conta com 18 álbuns e coletâneas editadas e destaca a sua participação nos artistas/projetos Viola Popular, Gisela João, Pé na Terra, Maria Monda, Retimbrar, Toque de Caixa, Gambuzinos, Senza, Orquestra 7S7L, Orquestra da Universidade do Minho e Cardo Roxo. Já realizou atuações um pouco por toda a Europa, África e Ásia, das quais se destacam digressões organizadas pelo Instituto Camões.

isabel-martin

ISABEL MARTÍN | pandeiro quadrado de Peñaparda (Espanha)
7 novembro / 16h00-17h00

[ES] Isabel Martín investiga las percusiones y sus formas para acompañar el canto en la Península Ibérica y los países del Mediterráneo desde 2005. Comienza estudiando en el “Centro de Cultura Tradicional Ángel Carril” de Salamanca, en el que durante años se llevó a cabo una importante labor de recopilación y difusión de la cultura tradicional castellana. Posteriormente continúa formándose con Eliseo Parra, reconocido folclorista castellano, del que sigue siendo alumna hasta la fecha.

Su interés por la etnomusicología le lleva a formarse en otras músicas tradicionales de la zona mediterránea, recibiendo clases de profesores reconocidos internacionalmente (Efrén López, Christos Barbas, Bijan Chemirani, Tzvetanka Varimezova, Zohar Fresco y Aleix Tobias, entre otros) en España, Grecia y Bulgaria. En el año 2008 crea junto a Carlos Ramírez el proyecto “Milo ke Mandarini”, en el que abordan con personalidad propia la tradición mediterránea. En este tiempo, han colaborado con importantes músicos y proyectos internacionales dentro del mundo de la música modal. Su trabajo, ha sido presentado en prestigiosos festivales en España, Portugal, Ecuador, Ghana, Suiza, Grecia y Alemania. Como docente, comparte sus conocimientos sobre canto y percusión tradicional en la comarca de la Vera (Cáceres) desde el año 2012.

Ficha técnica e artística:

Direção Artística e de Produção:
Ensemble Med / Daniela Tomaz

Promotor:
O Corvo e a Raposa

Em parceria com:
Município de Idanha-a-Nova
Aldeias Históricas